A Siemens, empresa residente do Parque Tecnológico da UFRJ, realizou no dia 19 de setembro, uma doação de 37 computadores e quatro aparelhos de ar-condicionado para a Associação de Moradores da Vila Residencial da UFRJ (AMA-Vila). O processo contou com apoio e mediação do Parque Tecnológico. Os equipamentos foram instalados no Laboratório Jair Duarte, localizado na sede da associação, que é de acesso livre a todos os moradores. No local, são ministrados diversos cursos e oficinas, de reforço escolar até aula de introdução à programação, em parceria com o Laboratório de Informática Para Educação (Lipe), ligado ao Departamento de Eletrônica da Escola Politécnica da UFRJ e ao Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social (Nides). “A maioria das aulas é dada por alunos da graduação da UFRJ, de diferentes cursos, com supervisão da equipe do Lipe”, conta Ricardo Jullian da Silva Graça, um dos técnicos do programa.
A ação faz parte de política da empresa na área socioeducacional, que inclui também um programa de voluntariado. “A Siemens no Brasil tem uma área chamada Cidadania Corporativa, que abrange todas as iniciativas socioeducacionais. Essa ação de hoje está relacionada ao fato de acreditarmos na transformação da educação brasileira. A gente segue o ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) nº4 da ONU, que busca a educação de qualidade”, conta Bianca Talassi, especialista em Sustentabilidade da Siemens. Ela conta que a parceria da empresa com a AMA-Vila existe há três anos e já realizou uma feira de ciência, ações educativas sobre coleta seletiva e promoveu discussões sobre carreiras e profissões. “Queremos com essa doação começar um programa contínuo, através dos nossos voluntários, de lecionar matérias de interesse dos moradores da Vila, pensando não só na educação básica, mas também em qualificações para o mercado de trabalho”, completa Bianca.
“Essa doação é muito importante para a comunidade porque a gente vai ter aulas de informática para crianças e adultos e aula de robótica, que a própria Siemens vai oferecer. Além disso, os alunos têm acesso a esse laboratório e podem usar a internet, fazer algum trabalho ou imprimir alguma coisa”, conta Antônio Avelino, presidente da AMA-Vila. O evento contou com a presença do prefeito da Cidade Universitária, Marcos Maldonado, da coordenadora do programa de informática para a educação na Vila, Rejane Gadelha, de voluntários da Siemens e de representantes da AMA-Vila, da UFRJ e do Parque Tecnológico.