Programas desenvolvidos e/ou apoiados pelo Parque Tecnológico da UFRJ.
Programas
Programas
MAI/DAI UFRJ
O QUE É O PROGRAMA
O Programa MAI/DAI UFRJ é um programa institucional realizado pelo Parque Tecnológico da UFRJ em parceria com a PR-2 (Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa), que conta com a colaboração de empresas e financiamento do CNPq. O Programa busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação na UFRJ, por meio do envolvimento de estudantes de mestrado e doutorado em projetos de interesse do setor empresarial.
DEPOIMENTO (EDIÇÃO 2018)
Programa de Bolsas de Ações Afirmativas
Este programa tem como objetivo a distribuição de bolsas de mestrado para alunos cotistas matriculados em programas de pós-graduação da UFRJ. Os cursos aptos a participarem da distribuição de bolsas de mestrado para alunos cotistas matriculados foram: antropologia social, artes de cena, ciência da informação, ciência da literatura, comunicação, direito, educação em ciências e saúde, educação, engenharia elétrica, ensino de matemática, filosofia, geografia, história comparada, meteorologia, planejamento urbano e regional, políticas públicas em direitos humanos, psicologia, serviço social, sociologia e antropologia.
Bolsas de Pós-Graduação de Residentes
Ao tomarem conhecimento dos desafios e realidades das empresas residentes no Parque Tecnológico da UFRJ, os alunos participantes têm a possibilidade de desenvolver suas pesquisas com maior potencial de aplicação mercadológica. Este programa tem como objetivos contribuir para a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação para a pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação, fomentar projetos inovadores por meio da pesquisa acadêmica e auxiliar as empresas parceiras no desenvolvimento.
Programa Conexões
O programa Conexões é uma estratégia adotada pelo Parque para estimular a cooperação técnica e científica entre instâncias da UFRJ e organizações residentes. Pesquisadores/professores são convidados a apresentarem potenciais tecnologias ou linhas de pesquisas que possam contribuir para o aumento da capacidade inovadora das residentes. Este programa permite interações para possíveis projetos de pesquisa e transferências de tecnologias e know-how da UFRJ para as empresas.
Programa CrowdRio
Em parceria com a Telefônica Open Future, o Parque Tecnológico oferece o programa CROWDRIO para desenvolvimento de negócios digitais e IoT. O programa oferece suporte para a transformação de ideias em empreendimentos ou para o fortalecimento dos negócios já existentes.
Parque Verde
O objetivo do programa Parque Verde é construir ações que minimizem os impactos da atuação do Parque Tecnológico da UFRJ no meio ambiente. Atuar para a utilização adequada e racional dos recursos naturais, proporcionando assim um ambiente de integração entre as pessoas e aproximação com a natureza.
Projetos atuais:
Horto do Parque – Atende às necessidades e demandas internas de produção e paisagismo e ainda conta com uma composteira de resíduos de podas, a qual produz parte da terra adubada usada nos nossos plantios.
Semana do Meio Ambiente – Ocorre anualmente desde 2014 e foi criada para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente e difundir conscientização sobre o tema.
Projeto paisagístico do Parque – O Parque nasceu com o princípio de criar um ambiente de acordo com o projeto paisagístico composto por áreas de manguezais e de vegetação nativa. Sendo assim, todas as ações de paisagismo desde então foram desenvolvidas com esse intuito. A urbanização foi realizada a partir do projeto paisagístico desenvolvido pela Consultoria Ambiental Paisagística (CAP), escritório fundado por Fernando Chacel.
Programa Qualidade de Vida e Engajamento de Pessoas
Para criar um ambiente mais acolhedor para os nossos colaboradores, assim como para a comunidade Parque, o Parque criou um programa de qualidade de vida cujas ações e projetos desenvolvidos foram:
Capacitações – Anualmente, desde a sua formação, o Parque apoia os seus funcionários a se capacitarem, seja por meio de bolsas de estudo, seja pela liberação do funcionário em períodos de sua jornada de trabalho.
Programa de treinamento – Em 2019, a direção do PTEC-UFRJ instituiu o Programa de Treinamento de funcionários de Desenvolvimento de Pessoas, cujo objetivo é integrar as equipes e compartilhar saberes. O programa ocorre semanalmente e os treinamentos são ministrados pelos colaboradores do Parque.
Formação de plateia – Criado em 2015, foi reformulado no início de 2019 com a chegada da Firjan como parceira. O programa visa estimular a comunidade Parque à experimentação de apresentações artísticas e/ou espaços culturais no estado do Rio de Janeiro. [parado por conta da pandemia]
Feira Gastronômica e Cultural do Parque – Nascida em 2016 da parceria com o Curso de Gastronomia da UFRJ (Instituto de Nutrição Josué de Castro) e Empresa Júnior de Gastronomia e Nutrição (Cibus), a Feira Gastronômica e Cultural do Parque é um ambiente de integração da comunidade Parque que promove comida de rua elaborada por alunos da UFRJ. Desta maneira, estimula-se a cultura empreendedora para os alunos do curso de Gastronomia e demais cursos de graduação e pós-graduação, além de disseminar ações culturais produzidas por projetos de extensão da UFRJ. [parado por conta da pandemia]
Arraiá Pirapoca no Parque – O Arraiá Pirapoca é um evento de integração da comunidade Parque Tecnológico da UFRJ por meio de uma festa junina inspirada no Projeto de Extensão "Pirapoca: o milho e a memória indígena na cultura alimentar brasileira". [parado por conta da pandemia]
Campanha de Doação de Sangue – O Parque iniciou uma parceria com o Hemorio em 2017 para estimular o engajamento da comunidade Parque em prol da atividade de voluntariado de doação de sangue. [parado por conta da pandemia]
Dogs no Parque – O Parque Tecnológico, desde novembro de 2018, apoia o projeto de Voluntários “Dogs do Parque”. Esse projeto, realizado por funcionários das empresas residentes do Parque, por meio de uma vaquinha mensal, visa resgatar, tratar, castrar, vacinar e abrigar os animais abandonados no Parque e na UFRJ até a sua adoção. [parado por conta da pandemia]
Parque Diversidade
O Parque Diversidade tem como objetivo fomentar a alteridade na equipe, integrando os diversos em um ambiente acolhedor e sem discriminação. O programa consiste em alguns projetos, como os de sensibilização sobre os eixos temáticos de gênero, etnia, sexualidade e PCDs (pessoas com deficiência), buscando por meio deles trazer tais discussões e vivências cada vez mais próximas do espaço do Parque. Além disso, temos o projeto de adequação dos espaços físicos do Parque, a fim de que a acessibilidade ao Parque por todos os corpos seja efetiva.