De acordo com o QS World University Rankings by Subject 2022, divulgado nesta quarta-feira, 6/4, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está entre as 100 melhores universidades do planeta em três subáreas do conhecimento: Arquitetura, Antropologia e Estudos de Desenvolvimento.
O campo de Arquitetura da UFRJ — ligado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) — figurou em 2º lugar no Brasil. A subárea pertence à área de Artes e Humanidades, setor mais forte da instituição na avaliação, que ocupou a 3ª colocação no país.
Estudos de Desenvolvimento — área do saber ligada ao Instituto de Economia (IE) e ao Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe) — destacou-se na 1ª posição no Brasil. Além disso, a subárea Antropologia — ligada ao Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) — ficou em 2º lugar no país. Ambas pertencem à área de Ciências Sociais e Gestão, que figurou na 4ª colocação nacional.
Além disso, das 32 disciplinas avaliadas na instituição, 23 se destacaram entre as 200 melhores do mundo.
A professora Denise Pires de Carvalho, reitora da UFRJ, celebra. “A UFRJ continua muito bem avaliada internacionalmente devido à alta qualificação dos seus servidores professores e técnicos-administrativos, o que atrai os melhores estudantes. Ressaltamos que esse resultado é fruto de enorme esforço na manutenção das atividades acadêmicas, apesar dos repetidos cortes orçamentários e da pandemia. Com relação à diminuição orçamentária, poderá haver reflexo negativo no futuro e a história será contada apontando os responsáveis, que não fazem parte da comunidade acadêmica. A Reitoria continuará trabalhando com muito empenho para que nossa Universidade seja cada vez mais bem sucedida, porque o sucesso dessas instituições de ensino, pesquisa e extensão significam o avanço do Brasil como nação verdadeiramente independente”.
Fonte: Conexão UFRJ
Tags:inovação, UFRJ