Falamos muito sobre o ecossistema de inovação da UFRJ, do qual fazemos parte. Mas nem todo mundo sabe o que isso significa, afinal, é um termo técnico.
O ecossistema de inovação é um ambiente que promove articulações entre diferentes setores que entendem a inovação como força motriz para o desenvolvimento social e econômico da sociedade. Tudo isso de forma sustentável, já que, hoje em dia, inovação e sustentabilidade são quase sinônimos.
E de que forma essas articulações são feitas? Por meio da conexão. Ações diversas que existem com o objetivo de aproximar interessados dos seus interesses. Inventores mais próximos de suas patentes, empresas dialogando com pesquisadores em seus setores-chave, serviços inovadores de interesse público aplicados em benefício da sociedade, estudos aprofundados saindo do papel com o financiamento necessário, e por aí vai.
O ecossistema de inovação da UFRJ é composto pelos seguintes agentes:
• Parque Tecnológico da UFRJ: faz a ponte entre universidade e empresas
• Agência UFRJ de Inovação: é responsável, por exemplo, pela formalização do conhecimento produzido, como é o caso da propriedade intelectual/patente
• Incubadoras de empresas: gestam startups idealizadas por membros da Comunidade UFRJ, dando todo o suporte necessário para que elas se desenvolvam e ganhem o mercado
• E os Inovas: as veias que levam os conceitos de inovação e empreendedorismo às mais diferentes áreas do conhecimento da universidade, de modo a suscitar e fomentar o interesse sobre os temas.
Saiba mais sobre nossa atuação.
Tags:ecossistema de inovação, empreendedorismo, inovação, tecnologia, Tecnologia e Inovação, UFRJ