Estão abertas as inscrições para o novo projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): “Soluções de design e marketing para produtos das indicações geográficas (IGs)”. A iniciativa, voltada a estudantes de Design da UFRJ e áreas afins, é uma realização da Escola de Belas Artes (EBA)/UFRJ, Inova UFRJ, Sebrae, INPI e WIPO, e conta com o apoio do Parque Tecnológico da UFRJ e da JPO.
Os (as) participantes aprenderão diversos aspectos relacionados à divulgação dos IGs, como embalagem, identidade visual, UX/UI writing, marketing digital e PDV.
Foram escolhidos os seguintes produtos para serem trabalhados com a primeira turma:
- Socol (ES)
- Café Arábica (MG)
- Açafrão (GO)
- Renda de agulha em lacê (SE)
- Guaraná (AM)
As atividades serão híbridas, com reuniões, aulas, orientações e mentorias em formato virtual, assim como atividades projetuais e visitas técnicas presenciais. Nesse primeiro ciclo, com previsão de início no dia 03/04/23, estão disponíveis apenas 20 vagas. Quem participar vai receber certificado assinado pela UFRJ, WIPO E INPI.
Para se inscrever no processo seletivo, clique aqui.
O que são IGs?
Produtos e serviços com registro de Indicação Geográfica (IG) são aqueles característicos do local de origem, que se destacam em relação aos similares. Alguns exemplos são o guaraná do Amazonas, o café do cerrado mineiro e o queijo da serra da canastra.
Tags:design, indicação geográfica, inovação, marketing, tecnologia, UFRJ