O Parque Tecnológico da UFRJ e a Embratur anunciaram uma aliança estratégica para a promoção do turismo no Brasil. O acordo de colaboração, marcado por um compromisso mútuo de desenvolver soluções inovadoras, tem como objetivo impulsionar o turismo nacional, gerar empregos, renda e contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico do país.
A parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro, reconhecida por sua excelência acadêmica e inovação, e a Embratur, instituição líder na promoção do turismo brasileiro, é um marco crucial para a sinergia entre conhecimento acadêmico e aplicação prática voltado para o setor.
A iniciativa conjunta tem como objetivo central a criação e implementação de soluções inovadoras, alavancadas por tecnologia e pesquisa de ponta, a fim de aumentar a atratividade do Brasil como destino turístico, explorando seu vasto potencial cultural, natural e histórico.
Para Marcelo Freixo, Presidente da Embratur, essa parceria é estratégica e representa um passo fundamental e permitirá explorar novas oportunidades, utilizando a inovação como um catalisador para impulsionar o turismo nacional.
“Temos a certeza da relação entre a inovação e o turismo. Começamos com o Embratur Lab no Rio de Janeiro, pois entendemos o potencial do Rio nesse setor e agora firmamos esse acordo com o Parque Tecnológico da UFRJ visando todo o país. O turismo é uma grande atividade econômica, geradora de emprego e renda do século XXI. O Brasil inteiro pode aproveitar e se beneficiar dessa parceria”, afirma Marcelo.
Para Romildo Toledo, Diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, a colaboração entre a UFRJ e a Embratur não apenas promete fomentar o turismo, mas também estabelecer um ambiente propício para a criação de novos empregos, o desenvolvimento de novas habilidades e o estímulo à economia local e nacional.
“A assinatura desse acordo entre o Parque Tecnológico e a Embratur é de grande importância, pois a inovação é fundamental para o turismo. A inovação impulsiona o desenvolvimento e inova os serviços, experiências e tecnologias, aumentando a atratividade e competitividade dos destinos. A inovação permite ainda que se ofereça experiências personalizadas, sustentáveis e eficientes. Ela permite que se atraia mais público e promove o crescimento econômico. A inovação contribui também para a preservação cultural e ambiental. A UFRJ é pioneira em pesquisa e inovação, e estamos entusiasmados em colaborar com a Embratur para impulsionar soluções que possam revolucionar o setor do turismo, trazendo benefícios tangíveis para a sociedade brasileira”, acrescentou.
Com o acordo, a Embratur e o Parque Tecnológico da UFRJ passam a ser parceiros na promoção da inovação para o setor. A parceria prevê a execução de ações conjuntas para a colaboração na promoção de atividades, projetos e programações, visando maior abrangência de atuação e mútua assistência e cooperação na realização dos objetivos e finalidades comuns para o impulsionamento da inovação na área do turismo, e produtos e serviços relacionados à temática.
Tags:Brasil, inovação, Parque Tecnológico da UFRJ, Rio de Janeiro, tecnologia, turismo, UFRJ