A UFRJ e a empresa chinesa Huawei farão uma parceria visando impulsionar as carreiras no setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).
Com a colaboração, estudantes poderão fazer cursos da Huawei gratuitos com certificação reconhecida pela indústria. No ano passado, a empresa assinou um acordo com o Ministério da Educação (MEC) que prevê o desenvolvimento de talentos e soluções digitais educacionais, de forma gratuita, destinados à rede de educação federal, estadual, distrital e municipal.
A primeira reunião da UFRJ com a multinacional aconteceu em dezembro, quando o reitor da UFRJ, Roberto Medronho, e a superintendente-geral de Tecnologia e Informação da Universidade, Ana Maria Ribeiro, receberam o vice-presidente do Grupo de Negócios Empresariais (EBG), Josh Li/Jianbo Li, e o gerente de Talentos e Ecossitemas, Victor Montenegro, da Huawei do Brasil Telecomunicações Ltda.
Para o reitor, é de grande importância envolver outras culturas no processo de aperfeiçoamento de professores, estudantes e técnicos-administrativos. “Devemos estar atentos à construção de oportunidades que atendam as necessidades das instituições e empresas de ensino superior com o objetivo de estimular e impulsionar as carreiras no setor de Tecnologia de Informação e Comunicação. E não apenas no cenário ocidental do Hemisfério Norte. Devemos nos aproximar dos países da Eurásia e dos que integram o Brics”, afirmou.
Fonte: Conexão UFRJ
Tags:ciência, Huawei, inovação, parceria, Parque Tecnológico da UFRJ, Rio de Janeiro, tecnologia, UFRJ