A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi classificada como a segunda universidade mais inovadora do Brasil e a quarta na avaliação geral no Ranking Universitário Folha (RUF) 2024, elaborado pela Folha de S. Paulo, conquistando 95,95 de um total de 100 pontos em inovação. Esse resultado reflete o papel central da UFRJ no desenvolvimento de ciência e tecnologia no país.
Para atingir esse destaque, o RUF considerou indicadores de inovação como o número de internacionalização, patentes registradas e dados de agências de fomento, que evidenciam a contribuição do Parque Tecnológico da UFRJ e de todo o ecossistema de inovação. Atuando como um elo entre universidade e setor privado, o Parque promove colaborações que geram inovações concretas, aplicáveis em diferentes setores da sociedade.
Neste ano, a UFRJ também alcançou o quinto lugar entre as melhores universidades da América Latina e Caribe, conforme o QS World University Rankings. Com uma década de existência, o RUF é referência na análise das instituições de ensino superior no Brasil, comparando mais de 200 universidades.
A inovação, fortalecida por eventos, parcerias e um ecossistema dinâmico, faz parte do compromisso da UFRJ com o progresso e a sustentabilidade.
Traga sua organização para esse ambiente que pulsa inovação: venha para o Parque Tecnológico da UFRJ!
*Com informações do Diário do Rio
Tags:ciência, Parque Tecnológico da UFRJ, pesquisa, Rio de Janeiro, sustentabilidade, tecnologia, UFRJ