O Parque Tecnológico da UFRJ apoia a implantação do Centro Vocacional Tecnológico da Maré (CVT-Maré), que vai oferecer, em breve, cursos técnicos e de qualificação profissional a jovens das comunidades do Complexo da Maré. Através de parceria, os cursos estarão integrados às áreas acadêmicas da universidade e aos centros de pesquisa das empresas instaladas no Parque.
O evento que confirmou a parceria aconteceu no dia 16 de maio e contou com a presença do secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, Tande Vieira, do pró-reitor de extensão da UFRJ, Pablo Cesar Benetti, do diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, Mauricio Guedes, e de presidentes das associações de moradores das comunidades da Maré.
Na ocasião, foi apresentada uma proposta com diversos cursos, em seis eixos temáticos, que foi debatida pelo grupo. Entre os cursos técnicos do CVT, foram apresentados os de soldagem e de química e, entre os de qualificação profissional, algumas opções foram refrigeração, informática, massoterapia, shiatsuterapia e maquiagem. No total, o CVT vai oferecer em torno de 30 cursos. A questão da empregabilidade foi decisiva na escolha dos cursos a serem sugeridos: todos são de áreas cujo mercado está aquecido e que têm grande demanda de mão de obra.
Além disso, haverá também cursos de inglês e espanhol. Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, “dessa forma os jovens que ingressarem em uma universidade depois do ensino técnico estarão aptos a se inscreverem no programa Ciência Sem Fronteiras”, disse.
23/05/2014