O Centro de Educação Ambiental Gênesis recuperou a cobertura vegetal do espaço onde estão localizados: 60 mil m2 de Mata Atlântica encravados no Colubandê, em São Gonçalo (RJ). Agora, a instituição associada ao Parque Tecnológico da UFRJ quer trazer a universidade para desenvolver pesquisas e inovar nesse verdadeiro laboratório socioambiental vivo.
Conheça as empresas Associadas ao Parque Tecnológico da UFRJ
A ideia é convidar professores, pesquisadores, estudantes, projetos e laboratórios da UFRJ para imergir nesse ambiente rico em flora e fauna, a fim de realizar pesquisas diversas em áreas como ecologia e botânica, como:
– Levantamento florístico
– Aprimoramento e aplicação de técnicas de recuperação ecológica em área urbana;
– Propagação e estudo de orquídeas nativas;
– Inventário faunístico;
– Levantamento de avifauna;
– Padrões de fenologia;
– Levantamento de fitossociologia;
– Produção de mudas.
-Fornecimento de serviços ecossistêmicos
A vegetação exuberante conta com mais de 1.000 pés de pau brasil, ipês de todas as cores, jacarandá mimoso, jatobá e muitas outras espécies frutíferas e ornamentais. No Centro Gênesis, são oferecidas atividades de educação ambiental direcionadas a escolas, empresas e instituições religiosas.
A instituição – que conquistou o Prêmio Immensita 2023, ficando em segundo lugar na categoria Microempresa –, conta com infraestrutura de alojamento e refeitórios para hospedar a Comunidade UFRJ, no caso de pesquisas que demandem mais tempo.
Para mais informações e contato, acesse o site do Centro Gênesis .
Quer se tornar uma empresa Associada e se conectar a um dos maiores ecossistemas de inovação do Brasil? Clique aqui!
Tags:Botânica, educação, Flora, Mata Atlântica, meio ambiente, Parque Tecnológico da UFRJ, Rio de Janeiro, sustentabilidade, UFRJ