Cases
Inovação que nasceu no Parque
Separador Submarino Água-Óleo
A multinacional FMC Technologies produziu um sistema pioneiro: o Separador Submarino Água-Óleo (SSAO), em operação no campo de Marlim Sul (um dos maiores produtores de petróleo do Brasil). O equipamento – único no mundo em operação – permite a separação do óleo da água e da areia que vêm misturados durante a extração.
Boia que registra dados meteoceanográficos em tempo real
A empresa Ambidados, companhia de médio porte instalada no Parque, desenvolveu a Boia Meteoceanográfica, utilizada para aquisição de dados em tempo real em qualquer lugar do oceano, coletando os dados relativos à oceanografia com fins a auxiliar o mercado offshore com informações altamente confiáveis.
Cortador de diamante cônico
A Schlumberger, multinacional da área de óleo e gás que possui um centro de pesquisa no Parque, criou o cortador de diamante cônico (CDE, na sigla em inglês), nova tecnologia que possui maior resistência ao impacto e abrasão em comparação com os cortadores PDC tradicionais. O projeto englobou o desenvolvimento de 5 protótipos de broca utilizando essa tecnologia.
A companhia foi premiada no Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2017 na categoria “Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por empresa fornecedora brasileira de grande porte do segmento de petróleo, gás natural e biocombustíveis em colaboração com empresa petrolífera”.
Sistema com microalgas captura CO2 na produção de cerveja
Profissionais do centro de pesquisa da Ambev, que fica no Parque Tecnológico da UFRJ, se juntaram a pesquisadores do Laboratório de Estudos Aplicados em Fotossíntese (LEAF), do Instituto de Química da UFRJ, para criar um projeto que captura o CO2 durante o processo de fabricação de cerveja. “O sequestro de CO2 por microalgas num sistema sustentável” é um projeto tão inovador que foi premiado como “Top 3” melhores cases na categoria Empresas-Universidades/ICTs no 1° Congresso Internacional de Cases de Open Innovation, realizado na Rio Innovation Week 2023. Eles desenvolveram um sistema de cultivo de microalgas em efluente industrial e a formulação de um biofertilizante capaz de substituir a ureia na fertilização das plantações de cevada.
Tecnologia para atendimento médico e captação de dados em região remota da Amazônia
A Prontlife, healthtech sediada no Parque Tecnológico da UFRJ, desenvolveu uma tecnologia que viabiliza o atendimento médico em mais de 30 comunidades remotas da Amazônia. O aparato tecnológico fornecido pela empresa residente do Parque foi usado na Missão Amazônia, uma iniciativa da Inspirali, vertical da saúde da Ânima Educação, em parceria com as prefeituras de Aveiro e Belterra, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), gestora do Navio Hospital-Escola Abaré. Saiba mais!
Cidades inteligentes: limpeza urbana
Desenvolvido pela nossa empresa residente Lemobs, o SIGELU é uma solução completa para a Transformação Digital das cidades. Além de informatizar os processos, a tecnologia empregada auxilia na redução de gastos e aumenta a arrecadação dos municípios. Saiba mais!
Tecnologia que evita desperdício de merenda escolar
Desenvolvido pela nossa empresa residente Lemobs, o app AEI – Alimentação Escolar Inteligente
automatiza o processo de elaboração de cardápios saudáveis e fichas de preparo, gerenciando o estoque de alimentos e aprovação de pedidos, além de testes de aceitabilidade e qualidade. Saiba mais!
Tecnologia para combater Aedes Aegypti
O Combate Aedes ajuda órgão públicos a diminuir os casos de Dengue, Zika e Chikungunya em todo país, através do mapeamento eficiente e eliminação dos focos. Saiba mais!
Saúde na palma da mão: integração de dados de saúde
A solução Minha Saúde, desenvolvida pela nossa empresa residente Lemobs em parceria com sua spin-off Prontlife, é uma solução completa que integra Prontuário Eletrônico Inteligente, Paciente Participativo e Redes de Cuidado (clínicas, hospitais, farmácias, clínicas de imagem e laboratórios), colocando a saúde nas próprias mãos do paciente. Saiba mais!