Não há caminho para a sustentabilidade. A sustentabilidade é o caminho.
A “ecoinovação” é uma linha de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que se volta a novas tecnologias, serviços, produtos ou modelos de negócios que as empresas adotam para alcançar a sustentabilidade.
De acordo com o levantamento inédito “Ecoinovação e Transformação Digital”, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 47% das companhias brasileiras do setor têm projetos ou planos de ação na área de ecoinovação. Os dados revelam ainda que 28% das indústrias estão realizando estudos iniciais sobre o tema, e somente 19% não têm ação de ecoinovação atualmente.
Mas como o Parque Tecnológico da UFRJ e o ecossistema de inovação podem ajudar as organizações a seguirem o caminho da sustentabilidade?
Simples: conectamos as competências da maior e melhor universidade federal do país – laboratórios, startups, pesquisadores, estudantes – às empresas, para que estas usufruam de todo esse conhecimento de excelência. Assim, desafios corporativos são solucionados e a inovação sustentável acontece.
Alguns exemplos de tecnologias verdes desenvolvidas na UFRJ:
• Biotecido vegano
• Bicicletas movidas a hidrogênio
• Biocorante
• Tecidos que reaproveitam restos de tosa de petshop
• App que evita desperdício de alimentos nas escolas
• Bioconcreto, lâminas de bambu e outros materiais sustentáveis para construção
Quer saber como ser parte do Parque e integrar esse rico ecossistema de inovação? Clique aqui!
*Com informações do Jornal O Globo