Nesta terça-feira, 14, foi inaugurado o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da EMC² no Parque Tecnológico da UFRJ, na Ilha da Cidade Universitária. O evento contou com a presença do governador Luiz Fernando Pezão, do reitor em exercício da UFRJ Antônio José Ledo, do diretor do Parque Tecnológico, Mauricio Guedes, de executivos da EMC², além de outras autoridades dos governos federal, estadual e municipal.
Segundo Karin Breitman, diretora do Centro, o fator humano teve um peso decisivo na escolha da empresa de instalar um centro voltado para big data no Rio de Janeiro. “Escolhemos o Rio pelas pessoas, pela rede de suporte disponível e por ser o único país além dos Estados Unidos a ter todo o ciclo produtivo, com fábrica, pesquisa, desenvolvimento, vendas e serviços.” Segundo ela, o programa TI Maior, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, também foi fundamental nesse sentido. Em breve, o Centro estará integrado à Rede Rio, rede de computadores integrada por universidades e centros de pesquisa localizados no Rio de Janeiro.
Mauricio Guedes, diretor do Parque Tecnológico, ressaltou a diversidade que a nova instalação da EMC² vai trazer para o Parque, onde já concentra grande quantidade de centros de pesquisa voltados para petróleo e energia e agora vai desenvolver tecnologia da informação. “Essa empresa tem características diferentes, ela é de Tecnologia da Informação (TI), tem uma enorme capilaridade nas interações com a UFRJ e enriquece o ambiente”, finalizou Guedes.
15/05/2014