A Petrobras e a TechnipFMC, empresa residente do Parque Tecnológico da UFRJ, firmaram contrato que representa um marco para a sustentabilidade do setor de óleo e gás.
A nossa empresa residente auxiliará no desenvolvimento e realização de testes da tecnologia HISEP®, patenteada pela Petrobras para a separação de óleo e gás no fundo do oceano, e a reinjeção do gás rico em CO? no reservatório. O projeto Mero 3, localizado no pré-sal brasileiro, será pioneiro no uso dessa tecnologia. Os testes serão realizados aqui no Parque, nas instalações da TechnipFMC.
A tecnologia HISEP® foi desenvolvida no Cenpes, Centro de Pesquisas da Petrobras. Com a separação e armazenamento do gás associado, rico em CO?, a tecnologia tem o potencial de aumentar a produção, desafogando a planta de processamento de gás de superfície, ao mesmo tempo em que reduz a intensidade de emissões de gases de efeito estufa.
A unidade piloto de separação submarina HISEP® será interligada ao FPSO Marechal Duque de Caxias, pertencente ao projeto Mero 3, na área do pré-sal da Bacia de Santos. Os testes visam o atingimento da maturidade tecnológica e comercial da tecnologia HISEP®.
O contrato celebrado com a TechnipFMC abrange diversas etapas e aspectos do projeto, incluindo engenharia, fabricação, instalação e manutenção de equipamentos submarinos. Esses equipamentos englobam manifolds, tubos flexíveis e rígidos, umbilicais e sistemas de distribuição de energia. Além disso, o contrato também prevê serviços de manutenção e intervenção após a validação da tecnologia.
É um orgulho para o Parque fazer parte desse momento histórico e sediar testes de uma tecnologia pioneira que poderá revolucionar o mercado de óleo e gás brasileiro, tornando-o mais sustentável e abrindo caminhos para a transição energética.
Quer fazer parte também do ecossistema de inovação que busca soluções para um futuro mais sustentável? Seja uma organização do Parque Tecnológico da UFRJ e conecte-se aos conhecimentos da melhor universidade federal do país! Clique aqui e saiba mais.
*Com informações do site da Petrobras
Tags:inovação, meio ambiente, Parque Tecnológico da UFRJ, petróleo, pré-sal, Rio de Janeiro, sustentabilidade, tecnologia, UFRJ