Fonte: Assessoria de Comunicação Prontlife
A Prontlife, healthtech sediada no Parque Tecnológico da UFRJ, desenvolveu uma tecnologia que viabiliza o atendimento médico em mais de 30 comunidades remotas da Amazônia. O aparato tecnológico fornecido pela empresa residente do Parque foi usado na Missão Amazônia, uma iniciativa da Inspirali, vertical da saúde da Ânima Educação, em parceria com as prefeituras de Aveiro e Belterra, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), gestora do Navio Hospital-Escola Abaré.
A bordo do navio Abaré, a Missão Amazônia percorreu o rio Tapajós por 14 dias e realizou cerca de 2 mil atendimentos às 34 comunidades ribeirinhas localizadas entre os municípios de Belterra e Aveiro, no Pará. A expedição – que contou com 38 profissionais de saúde, entre professores e estudantes – foi encerrada no início de maio. É a terceira missão da qual a Prontlife participa, e já estão previstas mais duas no segundo semestre de 2023.
A ProntLife forneceu todo o aparato tecnológico necessário para garantir o registro, gestão e interoperabilidade dos dados de saúde. Com tablets e software de fácil utilização, os participantes conseguiram realizar os atendimentos mesmo em ambientes sem internet ou infraestrutura adequada.
“Em um ambiente de difícil acesso e sem internet, a tecnologia deve privilegiar a captação do dado. A ProntLife possui métodos e algoritmos para higienizar e estruturar os dados de saúde em um padrão internacional de interoperabilidade chamado FHIR, o que também possibilita a sincronização automática com o SUS”, explica Sérgio Rodrigues, sócio-fundador da ProntLife.
Com o sistema da ProntLife em campo, os profissionais também tinham acesso aos mais variados protocolos de atendimento – guidelines internacionais para cada especialidade – que ajudaram a guiar, principalmente os estudantes, em padrões de atendimento disponibilizados via software.
Para registrar as informações clínicas dos pacientes, todos os estudantes receberam um tablet com o sistema ProntLife em sua versão offline: o prontuário eletrônico que permite o atendimento em locais remotos sem acesso à rede ou com rede de dados limitada. Os dados clínicos foram armazenados no dispositivo e depois sincronizados na nuvem, possibilitando a integração dos dados de atendimentos com o e-SUS, sistema eletrônico do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A Inspirali, como integrante do Ecossistema Ânima, possui o propósito de transformar o Brasil pela educação e a Missão Amazônia possui papel muito importante neste propósito. Levar saúde de qualidade ajudará a impactar os indicadores de saúde na região e dará suporte às equipes do SUS que atendem a população local”, afirma o prof. dr. José Lúcio Machado, diretor médico da Inspirali.
O professor Alexon Racilan, que integra a Missão Amazônia, explica a importância da utilização do ProntLife Lite: “Todos os dados coletados durante a missão vão ficar armazenados no e-SUS e ficarão disponíveis como um banco de dados para que qualquer profissional tenha acesso”.
Sobre a ProntLife
A ProntLife é uma healthtech especializada na gestão e interoperabilidade de dados de saúde. Além dos serviços de integração, a empresa oferece softwares e aplicativos para profissionais de saúde, pacientes e gestores. Entre os clientes estão operadoras de saúde, autogestoras, offshore, universidades, clínicas e consultórios.
Com usuários em mais de mil cidades, as soluções da ProntLife podem ser configuradas e customizadas para acompanhamento de cenários (medicamentos, doenças, tratamentos, pesquisa clínica) e grupos específicos (crianças, idosos, gestantes, diabéticos, hipertensos, doentes crônicos, operadores offshore), além de integrações (sistemas legados, APIs, dados corporativos, painéis de gestão) e interfaces que viabilizem seu uso em escala nacional e internacional (FHIR, LGPD).
Saiba mais sobre a Prontlife
Quer se tornar uma empresa residente do Parque Tecnológico da UFRJ? Confira os espaços disponíveis.
Tags:healthtech, inovação, saúde, SUS, tecnologia