O Parque Tecnológico da UFRJ convidou o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, para um bate-papo aberto sobre inovação. A palestra, cujo tema será “Ecologia de dados, conhecimento e inovação em tempos de incerteza”, acontecerá dia 6 de junho, das 14h às 16h, na Inovateca. A entrada será gratuita e haverá transmissão ao vivo no canal do Youtube do Parque.
A palestra trará reflexões sobre Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) em Portugal e no Brasil, seguida de microfones abertos para quem quiser comentar e tirar dúvidas. Além de ter atuado durante 12 anos como ministro em Portugal, Manuel Heitor também é professor catedrático no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.
Para participar presencialmente, preencha aqui o cadastro.
Sobre o palestrante
Manuel Heitor é Professor Catedrático no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, desde 1995, onde desempenhou as funções de Presidente-Adjunto entre 1993 e 1998. Publicou mais de cento e trinta artigos científicos nos últimos 35 anos, tendo orientado mais de quarenta estudantes de mestrado e doutoramento.
Foi Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Portugal entre novembro de 2015 e março de 2022 e Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de março de 2005 a junho de 2011, tendo servido mais de 12 anos no Governo de Portugal. Entre muitos outros iniciativas, foi particularmente bem sucedido no alargamento da qualificação superior da população portuguesa, designadamente através da diversificação da oferta de ensino Superior, e no aumento do investimento global em investigação e desenvolvimento, assim como no reforço das condições para a valorização do emprego científico e das carreiras de investigação em Portugal.
A sua ação política incluiu ainda o desenvolvimento e aplicação de políticas de inovação, o desenvolvimento de competências digitais e da Computação Avançada, juntamente com iniciativas empresariais relacionadas.
Promoveu o programa Go-Portugal – Global Science and Technology Partnerships Portugal, tendo sido particularmente instrumental no desenho e implementação de consórcios internacionais em investigação e formação avançada entre universidades portuguesas e norte americanas. Lançou o Centro Internacional de Investigação do Atlântico (“Atlantic International Research Center, AIR centre”), desde 2016 e esteve particularmente envolvido no desenvolvimento e promoção da estratégia Espacial Portuguesa (Portugal Espaço 2030) e ajudou a desenvolver a estratégia Europeia para o Espaço.
No Instituto Superior Técnico dirigiu o Laboratório Associado LARSyS (2013-2015) e o “Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Politicas de Desenvolvimento, IN+” (1998-2005; e 2012-2015), o qual foi nomeado em 2005 como um dos “Top 50 global centres of research on Management of Technology”, pela International Association for the Management of Technology, IAMOT. Coordenadou os Programas de doutoramento do IST em “Engenharia e Políticas Públicas” (2012-2015) e em “Engenharia de Concepção e Sistemas Avançados de Manufactura” (2012-2015).
Durante o ano lectivo 2011/12 foi Professor Visitante na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América. Manuel Heitor é Research Fellow da Universidade do Texas em Austin, no Instituto IC2, Innovation, Creativity and Capital, desde 1995. É membro da Academia de Engenharia e membro correspondente estrangeiro da Academia Real de Engenharia de Espanha (desde 2013) e da Academia das Ciências da Sérvia (desde 2013). É Doutor honorário em Ciência e Tecnologia pela Universidade de Carnegie Mellon nos Estados Unidos da América (“CMU´s honorary Doctor of Science and Technology”, 2022).
Manuel Heitor é doutorado pelo Imperial College de Londres, na área de Engenharia Mecânica (Combustão Experimental), 1985, tendo feito um pós-doutoramento na Universidade da Califórnia em San Diego, 1986.
Tags:ciência, ct&i, inovação, Parque Tecnológico da UFRJ, Rio de Janeiro, tecnologia, UFRJ