Os gêmeos digitais vêm sendo usados por diversos setores, como na área da saúde, construção civil, operações de negócios, indústria automotiva e outros. Mas você sabe do que se trata essa tecnologia?
Considerado um dos protagonistas da 4° Revolução Industrial, os gêmeos digitais são uma espécie de réplica virtual de objetos, pessoas ou processos físicos. Uma das suas principais vantagens é a conexão com a chamada Internet das Coisas (IoT).
Além disso, une o físico ao digital, atua na prevenção de erros e é um serviço útil para a capacitação de áreas que exigem treinamento e simulação, como centrais nucleares e aviação.
“A universidade tem um papel fundamental no processo de mostrar para a sociedade que isso não é mais ficção. Os gêmeos digitais são uma realidade. Quando mostramos os gêmeos digitais do Parque, estamos tentando ser vitrine da UFRJ, mostrando para a sociedade que a universidade tem um mundo de coisas que podem ser transferidas para a sociedade usar de forma segura, rápida e eficiente”, explica o diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, Vicente Ferreira, mencionando os dois gêmeos digitais desenvolvidos para o Parque: um para o setor administrativo e outro para a Inovateca.
Conheça o gêmeo digital da Inovateca
Tags:computação, digital, inovação, metaverso, Parque Tecnológico da UFRJ, tecnologia, UFRJ