A Rede Temática em Energias Renováveis e Mudanças Climáticas, parte do Hub.Rio, nasceu com objetivo de reunir instituições de ciência e tecnologia e empresas de base tecnológica para produzir soluções inovadoras envolvendo a transformação digital e técnicas de inteligência artificial nas áreas de energias renováveis e mudanças climáticas.
Coordenado pelo Professor Álvaro Coutinho, a iniciativa da COPPE/UFRJ acaba de inaugurar o Centro de Excelência em Inteligência Artificial para Energias Renováveis. O projeto pretende contribuir decisivamente para aumentar o conteúdo tecnológico e a formação de mão-de obra especializada em inteligência artificial aplicada as energias renováveis, chave para o futuro do Brasil.
“O grande desafio do desenvolvimento sustentável neste século é equilibrar o aumento da demanda em energia com as restrições impostas pelas emissões de carbono e as mudanças climáticas”, afirma o professor. O novo Centro é organizado em grupos de trabalho que irão desenvolver projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com o apoio de empresas do ecossistema nacional de inovação.
Saiba mais AQUI.
Tags:ciência, energia renovável, inteligência artificial, meio ambiente, Parque Tecnológico da UFRJ, sustentabilidade