No Dia Mundial da Indústria (25/05), o Parque Tecnológico da UFRJ realizará um evento virtual para debater o tema. O IndRio: o futuro da indústria carioca em pauta será transmitido ao vivo, a partir das 10h, no nosso canal do Youtube. As inscrições para participar podem ser feitas aqui.
No bate-papo, serão abordadas as tendências e inovações da indústria, modelos de negócios, estratégias, e importância desse setor para a economia e a sociedade.
Para falar sobre o tema, convidamos duas convidadas de peso quando o assunto é indústria carioca.
Saiba mais sobre elas:
Julia Torraca
Mestre e doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora do Grupo de Indústria e Competitividade (GIC/IE-UFRJ). Tem passagem pelo Institute of Latin American Studies (ILAS) da Columbia University como visiting scholar. Possui experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial e Desenvolvimento Produtivo.
Julia Zardo
Doutora em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento pelo Instituto de Economia da UFRJ; Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação Social da UFRJ; Jornalista pelo Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Gerente de Ambientes de Inovação da Firjan. Professora de disciplinas de empreendedorismo, desenvolvimento local, inovação e economia criativa na graduação da PUC-Rio e em diversos programas de Pós-graduação. Foi gerente do Instituto Gênesis da PUC-Rio por 18 anos, onde desenvolveu e coordenou entre diversos projetos, o Rio Criativo, Incubadoras de Empreendimentos da Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. Colunista da Veja Rio sobre inovação e sociedade.
Confira algumas das possíveis perguntas a serem respondidas pelas debatedoras:
1.Como a indústria pode se adaptar às novas tendências tecnológicas e de mercado?
2. Qual é o papel da inovação na construção de uma indústria mais sustentável?
3. Quais são os desafios e oportunidades da indústria no Rio de Janeiro para os próximos anos?
4. Como a indústria pode se tornar mais competitiva e ao mesmo tempo colaborativa?
5. Como a indústria pode contribuir para a transformação digital da sociedade brasileira?
6. Qual é a relação entre a indústria e a sustentabilidade, e como isso pode se refletir em oportunidades de negócios?
7. Como a indústria pode se adaptar e contribuir para a transição para uma economia de baixo carbono?
8. Quais são as tendências emergentes na indústria do Rio de Janeiro, e como elas podem criar oportunidades para novos negócios e inovações?
9. Como a indústria criativa pode ser integrada à indústria tradicional no Rio de Janeiro para gerar novas oportunidades de negócios e promover a diversificação da economia?
10. De que maneira a indústria criativa pode contribuir para a geração de empregos e renda no Rio de Janeiro, e como a indústria tradicional pode se beneficiar dessa colaboração?