A área de saúde é um campo fértil para a inovação. E a UFRJ é referência em pesquisa e desenvolvimento nessa área. Foi pra unir essas duas pontas que surgiu em 2019 o Inova CCS, iniciativa da Decania do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ e, na época, da Agência UFRJ de Inovação.
O Inova CCS nasceu com o intuito de divulgar a inovação e o empreendedorismo entre alunos (as), professores (as) e funcionários (as) técnico-administrativos, além de capacitá-los (as) sobre os temas.
A coordenadora de inovação do Inova CCS, Daniela Uziel, conta que foi a partir da criação desse Inova que a UFRJ resolveu adotar um Sistema Inova, com implantação em cada um de seus centros e nos campi fora do município do Rio de Janeiro (em Caxias, por exemplo). O Sistema Inova faz parte do ecossistema de inovação da UFRJ, também composto pelo Parque Tecnológico da UFRJ, Agência UFRJ de Inovação e Incubadoras de Empresas.
Para Uziel, quebrar a barreira que separa a universidade do setor produtivo – uma missão que também é a do Parque – é essencial para fomentar a inovação. “No CCS [Centro de Ciências da Saúde] sempre houve muito preconceito com o diálogo com a iniciativa privada e isso foi um dos fatores que contribuiu para que a geração de inovação ficasse bem atrás, quando comparada com o CT [Centro de Tecnologia], por exemplo”, acredita.
Para pavimentar esse caminho rumo à inovação, a professora afirma que é preciso enxergar o potencial dos laboratórios da UFRJ, no caso os do CCS, e criar essa “fagulha” da inovação em quem produz conhecimento científico.
“O CCS tem um potencial enorme e no meu dia a dia de laboratório eu vivenciava isso. Em paralelo, via os egressos da pós-graduação se acumulando em pilhas de pós-docs, sem perspectivas de emprego e contribuindo para a tão famosa ‘exportação de cérebros’. Pessoas com excelente formação, que não enxergavam seu potencial em gerar inovações ou mesmo em empreender. Acho que o InovaCCS tenta quebrar isso, atacar estes problemas: fazer com que o que é criado no CCS possa chegar à sociedade em forma de produtos e/ou serviços e, ao mesmo tempo, dar uma outra perspectiva de inserção profissional para nossos egressos”, acredita Uziel.
Visite o perfil do InovaCCS no Instagram para saber mais.
Tags:farmacologia, inovação, Parque Tecnológico da UFRJ, pesquisa científica, pesquisa em saúde, Rio de Janeiro, saúde, UFRJ