O Parque Tecnológico da UFRJ irá abrigar a unidade Rio de Janeiro do Instituto Der Partner, instituição que promove modelos de cooperação de transferência tecnológica com a Alemanha nas áreas de energias renováveis e eficiência energética. O Instituto já possui unidades em outros parques tecnológicos do País, como o TecnoPUC, no Rio Grande do Sul, por exemplo.
Desde o final de 2016, o Parque tem discutido a instalação do Instituto Der Partner no Rio, iniciativa oriunda do Instituto Fraunhofer, que visa estimular as relações entre a instituição alemã e a UFRJ. O objetivo é implementar ações com ênfase em energia renovável, eficiência energética, armazenamento e energia inteligente, através de projetos escalonáveis e descentralizados em parceria com empresas alemãs e brasileiras para a execução dos projetos.
O Parque Tecnológico da UFRJ é um ambiente de inovação dentro da UFRJ que permite a interação entre a universidade – alunos e corpo técnico-acadêmico – e as empresas, transformando conhecimento em emprego e renda e oferecendo produtos e serviços inovadores para a sociedade.
Inaugurado em 2003, é constituído por centros de pesquisa de empresas inovadoras, laboratórios da UFRJ, uma incubadora de empresas e espaços para desenvolvimento do empreendedorismo e integração.
Situado em 350 mil metros quadrados dentro da Ilha da Cidade Universitária, no Rio de Janeiro, o Parque é um projeto da UFRJ que abriga, atualmente, 59 instituições. Hoje estão instalados centros de pesquisa de 16 empresas de grande porte nacionais e multinacionais, 9 pequenas e médias, além de 9 laboratórios da própria UFRJ. Das 16 grandes companhias, duas delas – a GE e a L’Oréal – estão localizadas na Ilha de Bom Jesus, também na Ilha da Cidade Universitária. Está em fase de construção o Centro de Referência Nacional em Farmoquímica, do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), fortalecendo ainda mais as diferentes interações com a Universidade Federal do Rio de Janeiro.
No Parque, está instalada também a Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, que, atualmente, abriga 25 start ups e já formou outras 87 empresas de base tecnológica. A Incubadora é um ambiente especialmente projetado para estimular a criação de novas empresas baseadas no conhecimento tecnológico gerado em grupos de pesquisa.
16/05/2017