Os últimos dois anos foram marcados por muitos desafios oriundos da pandemia do Covid-19. Mesmo diante de um cenário de incertezas sociais e econômicas, o Parque Tecnológico da UFRJ obteve conquistas importantes nesse período, como demonstra seu Relatório de Sustentabilidade do biênio 2020/2021.
Acesse o Relatório de Sustentabilidade 2020/2021
No documento, é possível observar que a instituição reafirma seu compromisso em ser ponte entre universidade e empresas, de modo a transformar o conhecimento gerado na academia em inovação concreta para a sociedade. Exemplos disso são o investimento de mais de R$ 7 milhões em cooperação entre as empresas e universidade, 161 depósitos de Propriedade Intelectual (PI), a criação do Programa Associadas (espécie de “residência virtual” para empresas) a inauguração de um prédio para gerar conexões e experimentações, a Inovateca.
“Mesmo vivenciando todas as pressões por desempenho e sofrendo com tantas incertezas, a equipe reforçou seu espírito de união e focou na satisfação dos públicos-alvo do Parque”, ressalta o diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, Vicente Ferreira.
De forma inédita, o PTEC/UFRJ apresenta seu Relatório de Desempenho com base nos padrões da Global Report. Initiative (GRI), fundindo em um único documento o que antes eram dois distintos relatórios. Com isso, é possível ter uma ampla visão das mais diversas esferas de atuação da instituição, tudo com base nos mais elevados padrões de transparência.
O relatório está calcado na Tripla Hélice, sendo assim, reúne os resultados da instituição em termos econômico, social e ambiental por meio da sua materialidade.
O Relatório de Sustentabilidade 2020/2021 compila a performance do PTEC/UFRJ em áreas como integração empresas-universidade, geração de empregos, quais são as empresas residentes e associadas e diretrizes para o desenvolvimento sustentável, além de números que evidenciam a atuação vanguardista do Parque no ecossistema de inovação da universidade.
Saiba mais sobre o Programa Associadas
Sobre o Parque Tecnológico da UFRJ
O Parque Tecnológico da UFRJ é um ambiente de inovação e empreendedorismo dentro da Universidade Federal do Rio de Janeiro que conecta grandes, pequenas e médias empresas ao conhecimento gerado na UFRJ.
As empresas residentes e associadas ao Parque têm a oportunidade de aproveitar os benefícios que só o ecossistema de inovação de uma das melhores universidades do país pode oferecer, incluindo solução para desafios corporativos, descontos em programas de capacitação, espaços coworking, auxílio na organização de eventos e infraestrutura com diversos serviços (para residentes).
Situado em 350 mil metros quadrados dentro da Cidade Universitária, no Rio de Janeiro, foi eleito como o Melhor Parque Tecnológico do Brasil em 2013 pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Seu time de especialistas facilita a interação empresas-universidade, a fim de viabilizar parcerias e pavimentar o caminho rumo à inovação.
Tags:empreendedorismo, inovação, Parque Tecnológico, Parque Tecnológico da UFRJ, parques tecnológicos, startups, tecnologia, UFRJ