O Parque Tecnológico da UFRJ irá lançar em breve editais para o ingresso de novas empresas no Polo de Biotecnologia da UFRJ. A ação vem com o término das permissões temporárias para a permanência das atuais empresas residentes do Polo e tem como objetivo regulamentar a ocupação do espaço que estava sendo administrado pelo Parque em regime transitório desde o dia 1º de fevereiro de 2019 e que passará a ter caráter perene a partir de fevereiro de 2020.
Para a publicação de novos editais em áreas públicas é necessária a completa desmobilização dos espaços ocupados, que devem estar livres e desimpedidos respeitando os princípios constitucionais e administrativos da isonomia, impessoalidade, competitividade, imparcialidade e transparência.
Em maio de 2018, o convênio da Fundação Bio-Rio, antiga gestora do Polo, com a UFRJ teve seu prazo encerrado. Com a decisão da UFRJ pela administração do local, iniciou-se um processo contínuo de transição e as empresas residentes passaram a ter acesso a serviços operacionais e às atividades de interação com a Universidade. Os editais têm como foco dar continuidade ao processo de alinhamento do Polo com as práticas de gestão do Parque.