Empresa residente do Parque Tecnológico da UFRJ, a Siemens lançou recentemente o selo Siemens EcoTech, com o propósito de estabelecer um novo padrão de transparência ao setor.
A partir dessa iniciativa, os clientes poderão ter uma visão abrangente de desempenho do produto em critérios ambientais selecionados.
Segundo Judith Wiese, Diretora Global de Pessoas e de Sustentabilidade e membro do Board da Siemens AG, responsável pelo Brasil, “O selo Siemens EcoTech representa nosso compromisso de capacitar nossos clientes com o conhecimento de que precisam para fazer escolhas informadas que apoiem suas metas de sustentabilidade. Queremos que a sustentabilidade esteja no centro de todos os produtos que oferecemos.”.
Vale destacar também que todos os produtos Siemens EcoTech são fabricados usando 100% de eletricidade renovável, seguindo o objetivo geral da empresa de alcançar uma pegada de carbono zero de suas instalações produtivas e edifícios em todo o mundo até 2030. “O selo EcoTech é mais uma iniciativa da Siemens para ampliar a transparência e sustentabilidade de toda a cadeia de valor dos processos produtivos. No Brasil, produtos das linhas SITOP, SIMATIC, LOGO! e DESIGO, além dos disjuntores caixa moldada 3VA e em caixa aberta 3WA já estão alinhados aos rigorosos critérios do selo”, conta William Pereira, Vice-presidente da Siemens Smart Infrastructure Brasil. “A ação reforça ainda mais o objetivo da Siemens em tornar a sustentabilidade parte essencial de cada produto e solução que oferecemos”, completa.
No lançamento, entre os produtos cobertos pelo selo Siemens EcoTech está o recém-anunciado SENTRON ECPD (Electronic Circuit Protection Device, em português Dispositivo Eletrônico de Proteção de Circuito). Multifuncional, versátil e compacto, o SENTRON ECPD pode substituir até dez produtos convencionais por um dispositivo. Isso reduz os materiais de fabricação em 1,53kg (até 80% em eletrônicos, 90% em metais e 90% em plásticos, dependendo da aplicação) e as emissões de carbono associadas em 50% em comparação com as soluções convencionais. Outro exemplo abordado pelo Siemens EcoTech na primeira fase do lançamento é o PC industrial Simatic IPC BX-39, que é cerca de 30% mais eficiente em termos energéticos do que seu produto antecessor.
O Siemens EcoTech representa o próximo marco no compromisso de longa data da empresa de minimizar a pegada ambiental de suas próprias operações e produtos, e apoia ainda mais a transformação digital e de sustentabilidade de seus clientes. Com base no Portfólio Ambiental lançado em 2008, a integração sistemática dos princípios de design ecológico com o Siemens Robust Eco Design de 2020 e a estrutura DEGREE introduzida em 2021 – que fornece uma abordagem de 360 graus aos principais valores de sustentabilidade com metas claras em seis campos, incluindo descarbonização, ética, governança, eficiência de recursos, equidade e empregabilidade – a Siemens continua a liderar o caminho da sustentabilidade.
Hoje, mais de 90% dos negócios da Siemens permitem que os clientes alcancem um impacto positivo na sustentabilidade e, com a ajuda das tecnologias vendidas no ano fiscal de 2023, os clientes evitaram cerca de 190 milhões de toneladas de emissões de CO2.
A editoria “UFRJ + Ecoinovação” tem como objetivo mostrar a capacidade que a UFRJ possui para ser um terreno fértil de soluções inovadoras sustentáveis.
Fonte: Siemens
Tags:inovação, Parque Tecnológico da UFRJ, sustentabilidade, tecnologia, UFRJ