O Parque Tecnológico da UFRJ recebeu, nesta quinta-feira (18/04/24), a visita de uma delegação com representantes da Skolkovo Foundation, organização russa com forte atuação na área de inovação. A Rússia, assim como o Brasil, integram o bloco dos BRICS. Por isso, estreitar laços e unir forças é estratégico para o desenvolvimento conjunto dos países do bloco.
No encontro, foi assinado um Memorandum of Understanding (MOU), documento que firma parceria entre UFRJ e Skolkovo Foundation. Com esse protocolo de intenções, queremos desenvolver iniciativas que permitam o intercâmbio de conhecimentos e soluções com o ecossistema de inovação russo, seja por meio do suporte a startups russas no mercado brasileiro e vice-versa, da realização de eventos afins, da participação conjunta em fóruns, do desenvolvimento de projetos educacionais, entre outras.
Estabelecer conexões internacionais é fundamental para impulsionar a inovação, sendo ainda mais estratégica a ponte com um país membro do BRICS. Essa parceria da UFRJ com a Skolkovo Foundation tem o potencial de incrementar o desenvolvimento de tecnologias e outras soluções inovadoras em diversas áreas, intercambiar conhecimentos e startups, de modo a contribuir para o desenvolvimento econômico dos países e estreitar laços importantes”, acredita o diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, Romildo Toledo.
Além disso, a delegação russa teve a oportunidade de entender mais sobre a atuação do Parque Tecnológico da UFRJ e de conhecer nossos ambientes de inovação, como a Inovateca e o Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (LAMCE).
Estamos muito entusiasmados em estabelecer colaboração com o Parque Tecnológico da UFRJ e prontos para iniciar a troca de conhecimento e expertise em tecnologias inovadoras e comercialização de projetos de P&D”, ressalta o vice-presidente para desenvolvimento internacional e regional da Skolkovo Foundation, Yuri Saprykin.
Na cerimônia, estiveram presentes o nosso diretor, Romildo Toledo; o Superintendente Geral de Relações Internacionais da UFRJ, professor Papa Matar Ndiaye; a Superintendente Geral de Graduação da Pró-Reitoria de Graduação – PR1, professora Georgia Correa Atella; e o Pró-Reitor de Pós-graduação e Pesquisa – PR2, professor João Torres de Mello, representando o reitor; o diretor executivo e vice-presidente para desenvolvimento internacional e regional da Skolkovo Foundation, Yuri Saprykin; a gerente de Projetos Internacionais da Skolkovo Foundation, Alena Frizen; e o conselheiro econômico da representação comercial da Rússia no Brasil, Egor Semin.
O MOU com a Skolkovo Foundation é mais uma iniciativa do Parque Tecnológico da UFRJ no sentido de internacionalizar sua atuação, para fomentar ainda mais a inovação na universidade, no Rio, no Brasil.
Sua organização pode fazer parte desse ecossistema de inovação cada vez mais robusto. Entre em contato e saiba qual dos nossos programas é mais vantajoso para a sua empresa!
Sobre o Parque Tecnológico da UFRJ
Inaugurado em 2003, o Parque Tecnológico da UFRJ é um ambiente de inovação dentro da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que tem como objetivo promover a interação entre a universidade – alunos e corpo técnico-acadêmico – e o setor produtivo.
O Parque Tecnológico da UFRJ tem como missão gerar conexões que potencializem a transformação do conhecimento em inovação, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do país.
Ocupando uma área de 350 mil metros quadrados, o Parque Tecnológico da UFRJ abriga centros de pesquisas de empresas nacionais e multinacionais de todos os portes e faz parte de um dos maiores ecossistemas de inovação do país. Eleita como uma das universidades mais inovadoras do Brasil, a Universidade Federal do Rio de Janeiro possui hoje mais de 1.400 laboratórios, cerca de 60 mil alunos entre cursos de graduação e pós-graduação e 4 incubadoras de empresas com startups nos mais diversos segmentos, abrangendo todos os setores.
Sobre a Skolkovo Foundation
A Skolkovo Foundation é a principal agência, como parte do grupo VEB.RF (ex-Vnesheconombank), responsável pelo Centro de Inovação Skolkovo da Rússia, um centro científico e tecnológico para o desenvolvimento e comercialização de tecnologias avançadas.
Considerado o maior da Rússia e também da Europa Oriental, o Parque Tecnológico de Skolkovo fica a cerca de 15 quilômetros de Moscou e abriga mais de 400 empresas dos mais variados setores, desde viagens espaciais privadas até medicina digital. Além disso, outras cerca de 2,5 mil companhias, incluindo subsidiárias estrangeiras, contam com status de residência no local.
Em uma área com cerca de 100 mil metros quadrados, o parque oferece escritórios, instalações de trabalho compartilhadas e laboratórios para prototipagem rápida, além de testes.
Tags:Brasil, BRICS, inovação, Parque Tecnológico da UFRJ, pesquisa, Rio de Janeiro, Rússia, sustentabilidade, tecnologia, UFRJ