A Universidade Federal do Rio de Janeiro realiza, no dia 28/7, a partir das 13h30, o Fala, Minerva! UFRJ Debate Varíola dos Macacos (Monkeypox). O evento acontecerá de maneira híbrida, com 500 vagas ao todo, sendo 70 presenciais e 430 remotas pela plataforma Zoom. A programação física acontecerá na Inovateca, prédio do no Parque Tecnológico da UFRJ.
As inscrições já estão abertas e devem ser feitas aqui. O público poderá fazer perguntas aos palestrantes pelo Zoom desde que se inscrevam previamente.
O objetivo do encontro, que marca o protagonismo da UFRJ nas pesquisas sobre a doença, é informar aos jornalistas, à comunidade universitária e à sociedade o surto de varíola dos macacos utilizando linguagem objetiva, acessível e embasada na ciência, para que o cidadão se conscientize sobre o assunto. Além disso, haverá espaço para as dúvidas de todos os presentes: o que é o vírus? Quais as manifestações clínicas? Como se chega ao diagnóstico? Como a UFRJ está preparada para atender os casos de varíola dos macacos? Essas e outras perguntas serão respondidas pelos pesquisadores.
O evento terá a participação de reconhecidos especialistas da instituição, como as professoras Clarissa Damaso e Terezinha Castiñeiras, e os professores Amilcar Tanuri e Rafael Galliez. A reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, fará a abertura do Fala, Minerva!.
Os participantes deverão chegar ao local do encontro às 13h30, para o credenciamento presencial e a entrada na sala virtual, pelo Zoom.
Programação
13h30 | Credenciamento presencial / acesso à sala virtual
14h05 | Lançamento do selo “Fala, Minerva!”
14h10 | Abertura
Profa. Dra. Denise Pires de Carvalho, Reitora da UFRJ
14h15 | O que é o vírus?
Profa. Dra. Clarissa Damaso, virologista Chefe do Laboratório de Biologia Molecular de Vírus (UFRJ)
Assessora do Comitê da OMS para Pesquisa com o Vírus da Varíola
14h25 | Manifestações clínicas
Prof. Dr. Rafael Galliez, médico infectologista
Professor de Doenças Infecto e Parasitárias da Faculdade de Medicina (UFRJ)
14h35 | Diagnóstico
Prof. Dr. Amilcar Tanuri, médico
Coordenador do Laboratório de Virologia Molecular (UFRJ)
Consultor na área de Laboratório, do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro
14h45 | Como a UFRJ está preparada para atender?
Profa. Dra. Terezinha Castiñeiras, médica
Diretora do Núcleo de Enfrentamento e Estudos de Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes (Needier)
14h55 | Interações: perguntas das plateias física e virtual
16h | Encerramento
Fala, Minerva!
Na abertura do encontro, será lançado o Fala, Minerva!, selo de eventos da Superintendência Geral de Comunicação Social (SGCOM) da UFRJ, que pretende informar sobre temas atuais com uma linguagem simples e embasada na ciência. O Fala, Minerva! também objetiva abrir espaço para dúvidas de jornalistas, da comunidade acadêmica e da sociedade. O selo marca o destaque da UFRJ nas discussões de temas variados e relevantes para o país.
Serviço:
O quê? Fala, Minerva! UFRJ Debate Varíola dos Macacos (Monkeypox)
Quando? 28/7, das 13h30 às 16h
Onde? Inovateca (Rua Aloísio Teixeira, 564, Parque Tecnológico, Cidade Universitária). O evento também será remoto (via Zoom).
Inscrições aqui