O Parque Tecnológico da UFRJ assinou no último sábado, 08 de junho, um acordo de cooperação com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, marcando a criação do primeiro HUB de Economia Azul da América Latina. Este HUB inovador, realizado em parceria com Portugal, será instalado no Parque.
Lançado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Blue Rio tem como foco criar um ecossistema de inovação aberta para atração de startups empenhadas em solucionar desafios e validar soluções por meio de projetos-piloto nos setores de navegação, portos e logística, energias renováveis, saneamento e sustentabilidade. O Objetivo é promover o desenvolvimento sustentável dos oceanos e recursos marinhos, conectando as instituições parceiras com startups de diversos países do mundo, gerenciado pela BETA-I, empresa de inovação colaborativa com atuação em 25 países.
Para o diretor do Parque Tecnológico, Romildo Toledo, essa parceria é muito importante para todo o ecossistema de inovação do Estado do Rio de Janeiro. “É uma grande alegria receber o HUB de Economia Azul no Parque Tecnológico da UFRJ. O Parque vem diversificando bastante suas áreas de atuação e abrindo portas para empresas de todos os segmentos. Essa parceria vai gerar muitos frutos para os parceiros do programa, para as startups participantes e para todo o Estado do Rio de Janeiro”, diz.
A assinatura do protocolo aconteceu no Dia Mundial dos Oceanos, durante o evento Global Ocean DAY, realizado no Museu do Amanhã. O protocolo foi assinado pelo Diretor do Parque e Ana Asti, Subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade | Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade – SEAS.