Venha interagir com um dos maiores ecossistemas de inovação do Brasil! O Parque Tecnológico da UFRJ está com edital aberto para organizações públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, para se instalar em prédio localizado estrategicamente dentro do Parque. A organização selecionada para se tornar Empresa Residente fará parte de um dos maiores ecossistemas de inovação do país e contará com os serviços do Parque, que incluem interação com a universidade, apoio para a solução de desafios tecnológicos, acesso a uma rede com mais de 1.400 laboratórios, auxílio na organização de eventos, facilidades para aluguel da Inovateca para eventos, descontos em programas de a capacitação, espaços de coworking e infraestrutura com diversos serviços.
O prédio, com mais de 4.000 m² de terreno e uma área construída de aproximadamente 2.500 m², possui uma infraestrutura que inclui escritórios, laboratórios e galpões de pesquisa. Localizado de forma estratégica dentro do Parque, o prédio tem acesso facilitado a diversas instituições de pesquisa e inovação presentes nos ambientes de inovação. O Parque Tecnológico da UFRJ é responsável por fazer a conexão entre o conhecimento acadêmico (pesquisas, laboratórios, pesquisadores) e o setor produtivo (empresas privadas e públicas), além de órgãos do governo e agências de fomento, com o objetivo de alavancar a inovação no país.
Para ler o edital e outras informações, clique aqui.
Também está aberto o edital para ocupação dos últimos terrenos disponíveis no Parque. Encontre mais informações aqui.
Sobre o Parque
Considerado um dos pontos mais quentes da inovação carioca, o Parque Tecnológico da UFRJ está completando 20 anos em 2023 e hoje conta com mais de 30 empresas, entre residentes e associadas. Com sua maior taxa de ocupação e lançando uma Incubadora para Negócios de Impacto Social e Ambiental, o Parque recebeu recentemente a chegada das empresas Ocyan, que desenvolve soluções para a indústria de óleo e gás no Brasil e exterior; a GreenAnt, referência no mercado em análises de gestão de energia e eleita a melhor solução de inovação aberta do Brasil; e a Prontlife, uma HealthTech especializada na gestão e interoperabilidade de dados de saúde. O Parque conta também com centros de pesquisas de grandes empresas como a Ambev, Halliburton, entre outras.
Em 2022, foram mais de R$ 6 milhões de reais investidos em cooperação universidade e empresa e R$3,2 milhões em extra cooperação, além de 110 pedidos de patentes. Além deste edital, também está aberto o edital para ocupação dos últimos terrenos disponíveis no Parque. O Parque também conta com o Programa Associadas, que permite que empresas de todo o país façam parte no ecossistema de inovação com acesso a serviços, sem a necessidade de instalação física.
Situado em 350 mil metros quadrados dentro da Cidade Universitária, no Rio de Janeiro, foi eleito como o Melhor Parque Tecnológico do Brasil em 2013 pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Seu time de especialistas facilita a interação empresas-universidade, a fim de viabilizar parcerias e pavimentar o caminho rumo à inovação.
Tags:ciência, empresa, empresas inovadoras, inovação, Parque Tecnológico da UFRJ, tecnologia, UFRJ