O Parque Tecnológico da UFRJ e a Eastern Oklahoma County Partnership (EOCP)- instituição promotora do desenvolvimento econômico e do empreendedorismo no estado americano – promovem no dia 24 de outubro de 2018 cerimônia de assinatura de acordo que tem como objetivo expandir e diversificar o investimento empresarial entre Brasil e Oklahoma com foco na inovação tecnológica.
Com a parceria, será possível que as empresas brasileiras instaladas no Parque Tecnológico da UFRJ e na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ possam prospectar e desenvolver atividades no estado americano e vice-versa. Este serviço, chamado de softlanding, tem como objetivo incentivar e apoiar a internacionalização das empresas de base tecnológica sediadas nos dois ambientes de inovação, em particular as pequenas e médias empresas, por meio de assistência com networking, instalações físicas, interação com órgãos governamentais regionais e locais, assessoramento econômico, além de auxílio para acesso a demais ambientes de inovação.
Além do programa de softlanding, o acordo prevê ainda o desenvolvimento de atividades como a identificação e estabelecimento de parcerias entre entidades e empresas no Brasil e em Oklahoma de acordo com o interesse econômico de ambas as partes; identificação e promoção de novas oportunidades de negócios e investimento empresarial; e a prestação de serviço de desenvolvimento de leads empresariais locais.
“A UFRJ tem sido reconhecida por rankings nacionais e internacionais como uma universidade inovadora. Esse bom desempenho, em parte, vem da forte conexão entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão feitas em parceria com as demandas reais da indústria. E as atividades inovadoras precisam ser internacionalizadas para serem mais competitivas. É por isso que esta parceria com Oklahoma é de extrema relevância, pois nos auxilia em nossa estratégia de transbordamento das nossas atividades e de nossas fronteiras”, diz José Carlos Pinto, diretor-executivo do Parque Tecnológico da UFRJ.
Para a EOCP, a reputação do Parque como local que reúne empresas de base tecnológica e produtos e serviços inovadores foi um dos fatores para o estabelecimento da parceria: “Estamos muito contentes com o estabelecimento desta cooperação. Acreditamos que nossos recursos, competências e localização estratégica são complementares e irão ajudar a promover o comércio e o investimento bilateral entre Brasil e Oklahoma. Estamos ansiosos para trabalhar com o Parque e gerar benefícios para ambas as regiões”, conta Tim High, diretor-executivo do EOCP.
SOBRE O PARQUE TECNOLÓGICO DA UFRJ
O Parque Tecnológico da UFRJ é um ambiente de inovação dentro da UFRJ que permite a interação entre a universidade – alunos e corpo técnico-acadêmico – e as empresas, transformando conhecimento em emprego e renda e oferecendo produtos e serviços inovadores para a sociedade. Inaugurado em 2003, é constituído por centros de pesquisa de empresas inovadoras, laboratórios da UFRJ, uma incubadora de empresas e espaços para desenvolvimento do empreendedorismo e integração. Situado em 350 mil metros quadrados dentro da Ilha da Cidade Universitária, no Rio de Janeiro, o Parque é um projeto da UFRJ que abriga, atualmente, 67 instituições. Hoje estão instalados centros de pesquisa de 15 empresas de grande porte nacionais e multinacionais, 10 pequenas e médias, além de 10 laboratórios da própria UFRJ e 32 startups. No Parque, está instalada também a Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, que, atualmente, abriga 29 startups. Em seus mais de 20 anos de atividade, a Incubadora já apoiou a geração de 101 empresas, responsáveis pela geração de mais de 1380 postos de trabalho altamente qualificados.
Nos últimos anos, o Parque Tecnológico da UFRJ vem investindo fortemente em duas frentes de trabalho: atração de novas empresas dos mais variados setores da economia e o transbordamento de suas atividades para além das fronteiras físicas. Para tanto, vem firmando parcerias com outros ambientes de inovação nacionais e internacionais. Entre elas a realizada com o Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Tecnopuc) e o Porto Digital, em Recife (PE) para intercâmbio de organizações residentes e a firmada com o TusPark (Tsinghua University Science Park) da Universidade de Tsinghua, China, que permitirá ao Parque ter uma base física permanente naquele país.
SOBRE O EOCP
Eastern County Partnership é uma parceria público privada, criada em 2011, com a reunião, inicialmente, de cinco cidades (Choctaw, Harrah, Jones, Luther e Nicoma Park) para estímulo ao crescimento de negócios na região. Posteriormente, a instituição expandiu sua atuação para Oklahoma City e o condado de Oklahoma, atuando na expansão de negócios e organização do desenvolvimento econômico da área. O EOCP atua como parceiro de expansão de negócios para cidades, empresas e organizações sem fins lucrativos.
Mais informações
Assessoria de Imprensa do Parque Tecnológico da UFRJ
comunicacao@parque.ufrj.br
21 3733-1991/1846