O Parque Tecnológico da UFRJ integrou a maior missão acadêmico-científica brasileira já realizada à Rússia, com mais de 40 representantes. A delegação da UFRJ contou com a participação do reitor Roberto Medronho, do diretor do Parque Tecnológico, Romildo Toledo, do superintendente geral de Relações Internacionais, Papa Matar Ndiaye ,e do professor do Departamento de Engenharia Industrial da Escola Politécnica, Fabio Luiz Peres Krykhtine. A comitiva visitou diversas instituições russas para reforçar a cooperação científica e tecnológica entre os países do BRICS.
Romildo Toledo destacou a importância de unir os BRICS em pesquisa e inovação, citando a mobilidade de estudantes e o softlanding de startups como estratégias-chave. Toledo discursou no Instituto Skolkovo de Ciência e Tecnologia na programação da cidade de Sochi, destacando o grande potencial do Parque em desenvolver tecnologias sustentáveis.
Durante o Fórum de Reitores dos BRICS, foi anunciado o Centro Brasil-BRICS de Inovação para Neoindustrialização, que será sediado pelo Parque. O Centro deve iniciar suas atividades em 2025, com foco em áreas estratégicas como saúde pública, agricultura e economia azul.
A missão foi promovida pelo Ministérios das Relações Exteriores, por meio da Embaixada do Brasil na Rússia, e resultou em diversos acordos de cooperação, como o celebrado entre a UFRJ e a Universidade Escola Nacional de Economia da Rússia (HSE). A participação do Brasil no BRICS foi reforçada, especialmente com a ampliação do bloco para incluir países como Arábia Saudita e Irã.
Participaram da missão acadêmica instituições de todas as regiões do Brasil, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Unicamp, Universidade Federal do Pará (UFPA), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
*Com informações do Conexão UFRJ
Tags:Brasil, BRICS, inovação, meio ambiente, Parque Tecnológico da UFRJ, pesquisa, Rio de Janeiro, Rússia, sustentabilidade, tecnologia, UFRJ