Um dos projetos apoiados pelo Parque Tecnológico da UFRJ na área de sustentabilidade é o Baía Digital. A iniciativa tem como foco o desenvolvimento e a implementação de uma plataforma digital operacional para o fornecimento de informações ambientais, sociais e econômicas na região da Baía de Guanabara e seu entorno.
As informações diagnósticas e prognósticas geradas são oriundas de diferentes fontes, como: bases de dados históricos, plataformas de coletas de dados e modelos computacionais numéricos.
Além da disponibilização dessas informações, a plataforma digital também envolve atividades de extensão e de capacitação técnica e acadêmica em diferentes áreas de pesquisa. Tais atividades permitem o contínuo funcionamento, desenvolvimento e otimização da plataforma envolvendo profissionais e alunos de diferentes segmentos educacionais.
A plataforma digital é aberta ao público, de modo a permitir tanto a visualização como a aquisição de informações relevantes para diferentes segmentos da sociedade que utilizem a região da Baía de Guanabara e seu entorno. Com isso, atende a demandas de diferentes setores, como meio ambiente, mobilidade, saúde, lazer e educação, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O projeto – que tem como base física o Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (LAMCE), localizado no Parque Tecnológico da UFRJ, representa esforço pioneiro associado às iniciativas regionais do Atlantic International Research Centre (AIR Centre).
Para saber mais, acesse o site do projeto.
*Com informações do projeto Baía Digital
Clique para ver outros projetos apoiados pelo Parque alinhados às ODS da ONU.
Tags:impacto ambiental, inovação, meio ambiente, ODS ONU, ONU, sustentabilidade, tecnologia