A Universidade Federal do Rio de Janeiro está lançando o Conecta UFRJ. Desenvolvido através de uma parceria entre o Parque Tecnológico da UFRJ, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e o Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ), o Conecta UFRJ é uma plataforma que apresenta para a sociedade o trabalho de todos os pesquisadores da universidade.
O sistema tem como objetivo aproximar o conhecimento produzido dentro da UFRJ e possíveis parceiros para projetos. O Conecta facilita o mapeamento das competências da universidade em áreas de pesquisa científica e tecnológica, identificando quem são os especialistas nos diversas setores de conhecimento com maior potencial de colaboração para parcerias com instituições públicas e privadas.
Todas as informações sobre as pesquisas e pesquisadores são obtidas através de uma coleta de dados no Latters/CNPq, que pode ser atualizado o tempo todo pelos próprios pesquisadores. O sistema também facilita o gerenciamento da produção acadêmica dentro da universidade, permite acompanhar diariamente a produção dos colaboradores e até identificar se os recursos estão sendo distribuídos de maneira eficiente.
Para Vicente Ferreira, Diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, o Conecta vem para acelerar o processo da transformação do conhecimento em inovação. “O Conecta UFRJ facilita o acesso das empresas às capacidades de desenvolvimento da UFRJ e faz com que as pesquisas realizadas na universidade cheguem mais rapidamente ao mercado. Essa conexão gera inovação e melhoria na qualidade de vida da sociedade como um todo”, afirma Vicente Ferreira, diretor do Parque Tecnológico da UFRJ.
Segundo Denise Freire, atual Pró-Reitora para Graduados e Pesquisa, o Conecta só tem a contribuir para o país. “O Conecta UFRJ irá contribuir de modo inequívoco para a divulgação da excelência científica, tecnológica e de inovação da UFRJ para toda sociedade”, afirma.
O Conecta UFRJ já está no ar: para acessar, clique aqui.
Tags:empreendedorismo, empresas, empresas inovadoras, inovação, Parque Tecnológico da UFRJ, pesquisa, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Rio de Janeiro, tecnologia, Tecnologia e Inovação, UFRJ