O projeto “Vamos Dar um Gás” é uma iniciativa transformadora que surgiu graças ao programa Projetos Especiais/2023, criado pelo Parque Tecnológico da UFRJ para fomentar iniciativas ecoinovadoras em todas as áreas do conhecimento da universidade.
Com um investimento de quase R$ 80 mil, a equipe construiu um biodigestor que converte resíduos orgânicos em biogás.
O equipamento foi instalado na escola municipal Ciep 441 – Mané Garrincha, em Magé, na Baixada Fluminense. Além de contribuir para a sustentabilidade, o projeto está educando os estudantes sobre a importância da preservação ambiental.
“Os resíduos gerados na escola são transformados em gás, que alimenta o fogão da cozinha onde são preparadas as refeições. Além disso, o biodigestor gera adubo líquido usado na horta da escola, criando um ciclo fechado. Os estudantes participam de toda a operação, aprendendo na prática sobre a destinação correta do lixo,” destaca a professora da UFRJ Monica Pertel, líder do projeto.
“Vamos Dar um Gás” é um dos 18 projetos selecionados no edital de 2023. Ao todo, investimos R$ 1,35 milhão em iniciativas inovadoras e sustentáveis. Fique atento (a), em breve divulgaremos os selecionados para o edital de 2024!
Com este programa, reafirmamos nosso compromisso em estimular a inovação para construir um mundo melhor e mais sustentável.
Saiba mais sobre o programa Projetos Especiais
Tags:ciência, educação, inovação, inovação social, meio ambiente, Parque Tecnológico da UFRJ, Rio de Janeiro, sustentabilidade, UFRJ