Estão abertas até 31 de janeiro as inscrições para o projeto Origem UFRJ, contemplado no edital Projetos Especiais 2021, do Parque Tecnológico da UFRJ. A iniciativa visa fomentar o empreendedorismo e a inovação na produção artesanal de alimentos e bebidas no ambiente universitário. A chamada pública e mais informações estão no site do projeto.
Podem se inscrever no Projeto Origem UFRJ alunos(as) de todos os cursos de graduação e pós-graduação da UFRJ com matrícula ativa, além de egressos(as) dos Cursos de Gastronomia e Nutrição do INJC/UFRJ.
Os(as) empreendedores(as) selecionados(as) participarão de um processo de formação e mentoria com o intuito de estimulá-los(as) a identificar, nas diferentes etapas do ciclo produtivo, oportunidades para inovar no sentido da sustentabilidade. Ao final do processo formativo, aqueles(as) que forem considerados(as) aptos(as), receberão a certificação do Selo SOU – Sustentabilidade Origem UFRJ – para os alimentos produzidos.
Com caráter pedagógico, o Origem UFRJ quer estimular a evolução de empreendimentos já existentes, bem como oportunizar negócios ainda não iniciados (desde que já minimamente planejados). A proposta é unir educação, gastronomia, sustentabilidade e empreendedorismo com o objetivo de valorizar e divulgar a produção artesanal dos alunos da UFRJ.
É formado por uma equipe interdisciplinar composta por docentes, pós-graduandos e graduandos do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), Escola de Belas Artes (EBA), Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) e Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE).
Além das informações no site, é possível tirar dúvidas pelo e-mail origem@gastronomia.ufrj.br.
Tags:empreendedorismo, gastronomia, UFRJ