No Parque, pelo de cachorro vira tecido. Pode ser difícil de acreditar, mas em parceria com a startup Fur You, o Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras, localizado no Parque Tecnológico da UFRJ, criou um fio composto pela mistura de resíduos de pelos de tosa com uma fibra de poliéster reciclada de garrafa PET.
O objetivo é evitar o descarte de pelos de tosa em aterros e reaproveitar a matéria-prima para produção de bolsas (vide foto), calçados e até mesmo roupas.
A iniciativa dialoga diretamente com as medidas sustentáveis que estão ganhando cada vez mais espaço no mundo da moda. Pois, repensar os impactos do setor têxtil do ponto de vista ambiental é fundamental para a sustentabilidade social, para os recursos naturais e para o próprio negócio.
Ficou curioso para conhecer essa inovação de perto? Visite nosso estande no Rio Innovation Week, de 13 a 16 de agosto, e saiba mais detalhes. Esperamos por você!
Tags:inovação, meio ambiente, Parque Tecnológico da UFRJ, pesquisa, Rio Innovation Week, sustentabilidade, tecnologia, UFRJ