O avanço da tecnologia moldou e continua a moldar a forma como vivemos e nos relacionamos com o mundo. Nos últimos anos, vimos a sociedade ser impactada pelo surgimento de ferramentas como inteligência artificial, realidade aumentada, internet das coisas, entre outras.
À medida que essas tendências continuam a se desenvolver e outras surgem, podemos esperar ainda mais inovações e transformações para os próximos anos. Dá só uma olhada nessas cinco tendências que tem tudo pra bombar em 2024:
- Computação Quântica: no próximo ano, espera-se que os primeiro computadores quânticos comerciais comecem a surgir. Assim, será possível alcançar um poder de processamento inimaginável. Ao mesmo tempo, também surgirão desafios para a segurança cibernética e a necessidade de novas abordagens para proteção de dados e informações.
- Green Buildings: a construção verde busca reduzir o impacto ambiental de um edifício. Isso pode ser feito usando materiais sustentáveis, tecnologias eficientes em termos de energia e práticas de construção que minimizam o desperdício. Entre as principais características desses construções, podemos citar: Utilização de sistemas de captação de água da chuva para irrigação dos jardins e lavagem de pisos e veículos; utilização de painéis solares para geração de energia elétrica; Instalação de lâmpadas LED de alta eficiência energética; utilização de materiais de construção reciclados, como aço e concreto; utilização de sistemas de ventilação natural e iluminação natural.
- Impressão 3D: o processo de fabricação que usa um computador para criar um objeto tridimensional a partir de um modelo digital tem o potencial de revolucionar a fabricação, tornando-a mais rápida, mais eficiente e mais sustentável.
- Cidades Inteligentes: são cidades que usam tecnologia para melhorar a vida de seus cidadãos. Isso pode incluir coisas como transporte inteligente, iluminação inteligente e gerenciamento de resíduos inteligente. O objetivo princial é diminuir os danos ambientais causados pelas atividades humanas.
- CRISPR (Clusters of Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats): no português, Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas, CRISPR é uma tecnologia que permite aos cientistas editar o DNA de uma forma precisa. Isso tem o potencial de revolucionar a medicina, a agricultura e outras áreas.
Fique por dentro das últimas novidades do ecossitema de inovação da UFRJ sobre alguns deste temas e leia mais:
Tags:ciência, inovação, inteligência artificial, Parque Tecnológico da UFRJ, pesquisa, tecnologia, UFRJ