Inovação sem fronteiras: UFRJ e Associação de Universidades Africanas firmaram acordo pioneiro de cooperação.
A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (24/04), no Centro de Tecnologia da Cidade Universitária. Além da assinatura do acordo, também foi inaugurada a Embaixada da Ciência Africana para a América Latina, cuja sede ficará na UFRJ.
A parceria permitirá trocas de conhecimentos e de tecnologias, networking, softlanding de startups e outras iniciativas, de modo a fomentar a inovação conjunta entre Brasil e países africanos.
O diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, Romildo Toledo, foi convidado a falar no evento. “Enquanto alguns países contam com infraestruturas avançadas e inovações de ponta, outros lutam pelo acesso básico à tecnologia. Superar essa lacuna requer estratégias inovadoras e um compromisso com a distribuição equitativa de recursos”, ressaltou o diretor do Parque, instituição que apoia a iniciativa.
Para Toledo, o acordo reforça o nosso compromisso de cooperação tecnológica Sul-Sul, tendo os parques científicos um papel essencial nesse processo. “Aproveitar os parques científicos existentes dentro das instituições participantes pode servir como incubadoras de inovação e centros de disseminação de tecnologia. Esses parques científicos oferecem um terreno fértil para startups, pesquisadores e empreendedores colaborarem, trocarem ideias e transformarem resultados de pesquisa em produtos e serviços tangíveis que beneficiam a sociedade”, disse.
O reitor da UFRJ, Roberto Medronho, frisou a semelhança entre Brasil e os países da África. “Muitos dos problemas africanos são semelhantes aos brasileiros. Através dessa interação, buscaremos soluções inovadoras específicas para nossa população e para as populações africanas”, afirmou Medronho.
Para o Parque Tecnológico da UFRJ, a inovação é coletiva e sem barreiras geográficas. Por isso fazemos questão de firmar parcerias com ambientes de inovação ao redor do mundo e de apoiar iniciativas como essa, que levam à internacionalização das atividades das nossas empresas e da universidade.
Se você quer seguir nesse caminho rumo a um mundo unido e inovador, venha para o Parque Tecnológico da UFRJ. Nossa equipe te ajudará a encontrar o programa mais estratégico para a sua organização.
Tags:África, Brasil, empreendedorismo, Parque Tecnológico da UFRJ, pesquisa, Rio de Janeiro, sustentabilidade, UFRJ