Presidente da FINEP, Glauco Arbix, apresentou as principais diretrizes do programa em evento no Parque Tecnológico da UFRJ.
Carlos Levi, Reitor da UFRJ (esq), e Glauco Arbix, presidente da Finep, promoveram debate para cerca de 50 representantes de empresas, universidade e centros de pesquisa.
O presidente da Finep, Glauco Arbix, esteve na manhã de hoje, dia 16 de julho, no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro para apresentar as diretrizes do Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento. A iniciativa, da UFRJ, teve como objetivo promover o debate a respeito do programa, que tem como meta criar, em 10 anos, até 20 plataformas do conhecimento em áreas como agricultura, saúde, energia, aeronáutica, tecnologia da informação e comunicação, naval e equipamentos.
Cerca de 50 pessoas – representantes de 15 empresas nacionais e multinacionais, 3 centros de pesquisa e 15 institutos ligados à universidade – debateram, durante duas horas, os principais pilares da iniciativa. No escopo do programa, também estão previstas medidas como atrair profissionais altamente qualificados do exterior para atuarem em subprogramas e dotar as plataformas de regime especial de compra e contratação de pessoas. O projeto será executado com apoio de instituições governamentais, como Finep, BNDES, e ministérios. O decreto que instituiu o Programa está na íntegra no http://www.planalto.gov.br/