A universidade Federal do Rio de Janeiro publicou a Resolução de Manutenção de Ativos, que tem como objetivo avaliar a manutenção dos ativos de Propriedade Intelectual da UFRJ, ou seja, as patentes de invenção, patentes de utilidade (tecnologias que aprimoram um processo ou produto), desenhos industriais, softwares ou marcas. A resolução permitirá a UFRJ avaliar quais ativos ficarão em sua base de informações e banco de patentes enquanto proteção.
A avaliação para manutenção dos ativos será realizada pela Agência UFRJ de Inovação e pelo Comitê UFRJ de Inovação e levará em consideração questões relacionadas ao estágio de desenvolvimento da pesquisa; custos e benefícios associados à proteção legal; relação entre o tempo transcorrido desde o pedido até o término da proteção; perspectivas quanto à introdução ao mercado; entres outras questões.
A resolução permitirá a UFRJ analisar os ativos de forma mais criteriosa, otimizar o direcionamento dos recursos financeiros e técnicos, ter mais perspectivas quanto à continuidade da pesquisa e ter manifestações assertivas junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.
Tags:Agência de Inovação UFRJ, inovação, patente, propriedade intelectual, UFRJ