A Benthic, empresa residente do Parque Tecnológico da UFRJ, abriu as portas do seu laboratório para estudantes da UFRJ.
Na visita guiada, os estudantes poderão observar de perto os métodos investigativos da Benthic, líder global em pesquisa, análise e projeto geotécnico marinho offshore, presente há 30 anos no mercado. Sua sede fica no MP, prédio do Parque voltado a empresas com perfil industrial.
A ideia é atrair estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia de Petróleo, Engenharia Naval e Oceânica, Geologia e áreas afins. A empresa sugere que sejam feitas visitas de grupos acompanhados dos professores e compostos por oito a dez pessoas. As sugestões de horários são:
- Segundas-feiras, entre 10h e 12h;
- Terças-feiras, entre 10h e 12h;
- Quartas-feiras, entre 14h e 15h;
- Quintas-feiras, entre 14h e 15h.
Caso alguma turma tenha necessidade de um horário específico para encaixar a visita, a Benthic pode avaliar e se ajustar. Os agendamentos podem ser solicitados via e-mail para Ana Viana ana.viana@benthic.com e Natália Rodrigues natalia.rodrigues@benthic.com.
Além de observar in loco uma empresa experiente em ação, a iniciativa pode resultar em outras conexões entre setor produtivo e universidade, como bolsas de estágio e parcerias em projetos.
A ação representa bem nosso papel enquanto parque tecnológico da melhor universidade federal do país: aproximar empresas e academia a fim de transformar conhecimento em inovação.
Sobre a Benthic
A Benthic é líder global em investigação, pesquisa, análise e projeto geotécnico marinho offshore. Há 30 anos no mercado, é pioneira com a tecnologia PROD e tem liderado o caminho em investigações de locais de águas profundas de alta qualidade, podendo atingir 3.000m em profundidades. PROD significa Portable Remotely Operated Drill – projetado para coletar 100 metros de amostras de rocha ou sedimento do fundo do oceano.
A Benthic se orgulha de suas inovações tecnológicas revolucionárias que ajudam a superar barreiras técnicas, permitindo que seus clientes coletem dados em ambientes considerados inacessíveis há menos de uma década.
Na conclusão do trabalho de campo, as amostras são enviadas ao laboratório onshore, localizado no Parque Tecnológico da UFRJ, para testes avançados. Seus consultores geotécnicos fornecem resultados de testes e dados de alta qualidade, relevantes e oportunos para seus clientes para fins de projeto estrutural.
Suas atividades incluem:
- Serviços de engenharia e consultoria;
- Investigações geofísicas e geotécnicas;
- Ensaios laboratoriais (Adensamento Oedométrico e CRS, Triaxial Adensado, Tixotropia, Cisalhamento cíclico, Bender Elements, entre outros).